sexta-feira, 18 de novembro de 2011

David Tibet

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David Michael Bunting, (5 de Março de 1960, Batu Gajah, Malasia)





É um músico e artista que cresceu e vive em Londres. Desde cedo começou a mostrar interesse por Aleister Crowley, o que o levou a ser membro da OTO (Ordo Templi Orientis) aos 15 anos. Mais tarde tomaria o conceito '93 Current' das escrituras de Crowley para dar nome à sua banda.

``Crowley said he was informed by Aiwass in Liber AL that 93 was the number of the aeon. So OK, it's the number of the aeon, I don't know what the fuck that means.´´


Em 1982, David conheceu Genesis P-Orridge, que o rebaptiza de “David Tibet” devido à sua fascinação pelo Budismo Tibetano.





Mesmo tendo renunciado à OTO, em 2006, foi designado para integrar o "Gabinete" da ordem.
No final dos anos '80, abandonou a ordem, desencantado com as leis de Thelema e retomou o seu interesse ao budismo tibetano, convertendo-se num dos representantes das ensinamentos no Reino Unido do lama Chimed Rigdzin Lama Rinpoche.
Paralelamente, por essa mesma época foi desenvolvendo um interesse em certos aspectos do misticismo cristão, tomando como principais fontes os Evangelhos (tanto os "oficiais" como os "apócrifos") e o Livro das Revelações ou Apocalipse.





Desde os anos 90, toda a sua obra está impregnada deste espírito cristão e apocalíptico. Numa das mensagens define-se como:

"Obsessionado com os Evangelhos,cristocentrico, católico em alguns aspectos mas não em todos, e fundamentalmente Escritural em outros aspectos".

"Creio que Cristo foi a única manifestação de Deus no mundo, no sentido específico de ser seu filho. Creio na Imaculada Conceição (ainda que a estrita veracidade histórica deste artigo de dogma a tenha sem entender), na Crucificação e na Ressurreição. Creio que estamos a viver os Últimos Dias, que já apareceram muitos Anticristos e está a quase a aparecer o final. Creio no Céu e no Inferno. Sempre tento recordar as QUATRO ÚLTIMAS COSAS: Morte, Juízo, Céu e Inferno. E uma QUINTA: AMOR. Sempre senti um respeito e um amor particular por Santa Rita, Lázaro, o Padre Pío e São Francisco de Asís. Sou um grande admirador de John Bradburne, a quem espero seja beatificado brevemente. Alem da Bíblia e do Evangelho (apócrifo) de Santo Tomás, os escritores que mais me influenciaram foram Dostoyevsky, Tolstoy, Julian of Norwich, T. S. Eliot, CS Lewis, Blaise Pascal, Bede Griffiths, Kierkegaard, e Watchman Nee (...); mas entre todos, Kierkegaard é o que representa mais para mim".




Como músico, no início colaborou com Psychic TV (1981-1983) e 23 Skidoo (1982-1983). Em 1982 fundou os Dog's Blood Order e em 1983 os Current 93.
A formação de Current 93 desde o início foi variando, nunca tendo os mesmos elementos, colaborando entre outro: Steven Stapleton, John Murphy, Nick Rogers, Tony Wakeford, Ian Reed, John Balance, Rose McDowall, Douglas Pearce, Tiny Tim, Marc Almond, Baby Dee, Andria Degens, John Contreras, Peter Chrisopherson, Hoh, Boyd Rice, Freya Aswynn, Björk, Antony Hegarty, Annie Anxiety, Rickie Lee Jones, Shirley Collins, Thomas Ligotti (escritor americano de livro de terror, considerado por Tibet como o mais importante escritor vivo), Maja Elliott’s, etc.

No início a sonoridade era Apocalyptic Folk. Mais tarde passou por outros registos tais como Experimental, Psicadélica, Glam, Cristã. No site de David Tibet no MySpace, a musica de Current 93 está descrita como: "Black Ships Eating The Sky / Good-ol' time Armageddon Music / Lazarus Arising / Words of Romans creeping in / Torture in the Toy-box / Infernal and Eternal Rome."
Considerando a explicação de Tibet escrita no livro "Calling For Vanished Faces" sobre os temas de Current 93:

apocalypse in the great and the small- the human and the universal; our loss of humanity and innocence; the centrality of Christ as the great mystery and the great question that must be answered; love, silence, sleep, and where dreams go to when they die.”


David Tibet, colaborou também em outras formações tais como Coil, Death In June e Nurse With Wound.
Fundou a editora discográfica Durtro, onde edita discos de Antony and the Johnsons, Shirley Collins, Nature And Organization,Tiny Tim, etc.
Nas suas contribuições, aparece muitas vezes como “Christ 777”


A discografia de Current 93 e extensíssima, contando com mais de cinquenta LP's e quarenta 7" e 12". Destaco os abaixo mencionados:



Current 93 – Nature Unveiled, LP 1984



Current 93 – Imperium (LP - 1987)



Current 93 – Swastikas For Noddy (LP - 1988)



Current 93 - Horsey (LP - 1997)



Current 93 - Sleep Has His House (LP - 2000)



Current 93 - Black Ships Ate The Sky (LP - 2006)



Current 93 – HoneySuckle Æons (LP - 2011)


A temática e a lírica nos álbuns de Current 93 foi variando ao longo dos tempos. Desde Aleister Crowley e o Ocultismo Typhonian (LAShTAL), Diabolismo (Nature Unveiled e Dogs Blood Rising), Paganismo Germânico (Swastikas for Noddy), Budismo Tibetano (Imperium), Gnosticismo (Thunder Perfect Mind), Misticismo Cristão (Of Ruine or Some Blazing Starre), etc. A única constante nesses discos é a sua obsessão crista, que borda a blasfémia em "Happy Birthday, Pigface Christus".


 Rose McDowall, David Tibet e Douglas Pearce


 Steven Stapleton e David Tibet


Steven Stapleton, Tony Wakeford, Ian Reed, John Balance, Rose McDowall, Douglas Pearce, David Tibet



1987 foi um ano estranho para Tíbet. Mudou-se para um apartamento de Freya Aswynn e começou a estudar a mitologia escandinava, as runas e as Eddas. Nesta altura também estava a afastar-se dos ácidos, altura em que teve uma visão de Noddy crucificado:

“It really impressed me, as you would expect. The next day I just went mad for buying Noddy. Before I’d seen him crucified I wasn’t any more interested in him than any other kid who’s read Noddy as a child. I was taking such a huge amount of speed at the time that I had a massive amount of energy, so I just started hovering around and would come back with binliners full of anything Noddy on. Rugs, mugs, jugs, didn’t matter, bought it all, to the extent that I started wandering round London wearing a red Noddy hat with a bell on the end. Which was probably not a good move in terms of fashion… I was very keen on Noddy. For me, Noddy was the total epitome of innocent childhood. What would be the most unsuitable thing you could give to Noddy for a present? I felt probably swastikas. It then became Swastikas for Goddy on some releases because I started thinking that Noddy was- er, I was taking a lot of speed at the time- that Noddy was in fact a Gnostic icon. This was round about the same time I became interested in Punch and Judy and was seriously thinking it might be worth… I mean, I probably wasn’t well at the time mentally, but having decided that Noddy is a gnostic deity, then it’s a small step to thinking that I might as well worship Punch and Judy. Having been obsessed by Christ for so long, and since Noddy had appeared in the sky crucified, and since Christ was God, therefore Noddy was also God, so he was a Goddy. My mind started going into other ramifications- a whole puppet theology.”




Current 93 & Nurse With Wound - Papal Ejaculations (7", 1989) – Edição pirata



Toytown (Rose McDowall, Tony Wakeford, David Tibet, Douglas Pearce, Steven Stapleton & John Balance)




No início dos anos 90, influenciado pela arte de Louis Wain, Tibet começa a criar a sua obra artística. O seu trabalho é maioritariamente em pastel sobre papel, e muitos destes servem de capa para os seus próprios álbuns musicais. O seu trabalho está representado pela galeria Isis.


Em 1992, abriu uma editora com o nome de "Ghost Story Press", e começou a publicar edições limitadas de luxo, de colecções de história obscuras.









Em Augusto de 2000, David Tibet teve próximo da morte com uma peritonite. Tinha que ter uma cirurgia de emergência, onde se veio a descobrir que o seu apêndice estava gangrenado e que sofria de envenenamento do sangue. Depois da cirurgia foi posto com morfina e ao voltar para a enfermaria logo se encontrou num estado alucinatório.
Foi aqui, cercado por outros homens que estavam gravemente doentes, que afirma ter visto o anjo da morte, chegar à pessoa na cama ao lado dele em forma de "eixo decadente de luz púrpura". Tibet descreveu a experiência:

"It descended as a scarlet purple bolt that came diagonally across the ward. There was no face, but I was aware that it was the angel of death. It landed next to my neighbor, disappeared, and left behind a dark grey cube. It had the nature of a black hole and was sucking in all the energy around. It was made plain to me that this was this person’s psychopomp- the guide of the dead, the entity that guides you to your judgment. This was left for the gentleman that died."



Por volta de 2002, tornou-se fascinado com a linguagem Bíblica Copta. Essa obsessão actual foi desencadeada por uma leitura de O Evangelho de Tomé, em que ele se deparou com: "Jesus disse: Levantai uma pedra e eu estou lá. Dividi a madeira e eu estou lá".





Em 2006, David Tibet realizou o seu mais ambicioso álbum, "Black Ships Ate The Sky". Foram necessários quatro anos na sua elaboração, com o subtítulo "A Hallucinatory Patripassianist Dream". Os textos escritos para o álbum foram inspirados por um sonho intenso que teve, e que envolveu "navios negros comendo o céu, em preparação para a chegada do Anticristo". Tibet descreveu este sonho: 

“I had a dream in which I saw black ships coming across the sky. I saw a black smudge on the extreme right of my ocular horizon, and it jumped, almost like those cartoons where you flick the pages, or when you see old film of an athlete running. It was a really disturbing motion. Eventually I realized that the smudge was made of ships, and as the dream carried on they filled up the entire horizon. Everything they passed they devoured, until all that was left was a corrupted sky. It was made clear that these ships were announcing the coming of the final Caesar, the Antichrist, which pre-empted the last scene before the second coming of Christ.”


Nos sonhos seguintes,Tibet começou a ver rostos geométricos, cores, palavras e formas a cair numa fenda da sua cabeça. Nesses sonhos também encontrou a letra de "Black Ships Ate The Sky. Um dos aspectos mais notáveis do álbum é que ele apresenta nove versões diferentes do Hino 1763 Metodista "Idumæa" (escrito por Charles Wesley), cada qual com características vocais diferente (o hino é cantado, não só por Tibet, mas também Marc Almond, Billy 'Prince' Bonnie, Baby Dee, Antony, Clodagh Simonds, Cosey Fanni Tutti, Pantaleimon, e Shirley Collins). 


I think that we’re living in an artifice that’s been created, that perhaps is a dream of Satan, and Christ is continually suffering on the cross at this very moment whilst we’re wandering around in this fog. I refer to it as a Satanic imperium. It’s the Roman Empire continuing with all the wickedness and evil and inhumanity.”















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