sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Richard Corben


(Anderson, Misuri em 1 de Outubro de 1940)


Celebre pelos seus comic's de ciência ficção e fantasia. Vindo do underground, adquiriu condição de autor de culto no final dos anos setenta.



Inventor de uma técnica original de coloreado de imagens, partindo do "fotocromo", utiliza um sistema misto, começando com cores de acrílicos para terminar com pintura a óleo. Numa fase intermédia utiliza o aerógrafo com acrílicos, criando assim um estilo muito pessoal e inconfundível.
O trabalho de Corben influenciou uma geração de ilustradores e novelistas gráficos, tanto nos E.U.A. como na Europa. Trabalhou com os seguintes guionistas: Bruce Jones, Jan Strnad, Harlan Ellison, Brian Azzarello, Mike Mignola, entre outros.
Frequentemente a obra de Corben é catalogada como pornográfica devido ao seu acentuado conteúdo sexual.














Desde muito pequeno e como consequência do seu carácter introvertido, desenhava sistematicamente até que os lápis ou o papel se gastassem.
Os primeiros comic's que recorda ter desenhado foram aos 6 ou 7 anos. Aos 10 era já celebre no seu colégio devido às suas aventuras dedicadas ao seu cão Trail.
Entre 1963 e 1972, dedicou o seu tempo livre a experimentar outros campos criativos, como a pintura, produção própria de películas, escultura, comic's e o seu fanzines "Fantagor".
O seu primeiro comic "Monsters Rule", publicou-se entre 1968 e 1969 num fanzine underground "Voice of Comicdom".
Em 1968 fez um filme animado de criação própria, "Nuncanada"
Em 1970 começou a desenhar historias de terror para as publicações "Warren Publishing", "Creepy", "Eerie", e "Vampirella".
Em 1973 Ganhou o prémio Warren , pelo melhor desenhador e pala melhor capa anual, destronando Frazzeta.
Em 1975, participa na revista "Métal Hurlant", fundada por Moebius, Druillet e Dionnet. Corben conseguiu  a consagração com a criação das aventuras de Den. Dois anos mais tarde, nos E.U.A., sairia a revista "Heavy Metal" onde participou activamente.
Em 1976 adaptou uma narração de Robert E. Howard, "Bloodstar".
A partir deste momento a sua actividade artística e a sua fama perante o público nunca mais parou.
Nos últimos anos, deu a sua pessoal interpretação às seguintes personagens: Alien, Hulk, John Constantine, Hellboy, Bigfoot e Conan.
Adaptou os seguintes poemas e texto de terror para comic's:
The House on the Borderland, Texto de William Hope Hodgson, 2003
- Haunt of Horror - I, poemas e relatos de Edgar Allan Poe, 2007
- Haunt of Horror - II, poemas e relatos de H.P. Lovecraft, 2009













Sites:

Sem comentários:

Enviar um comentário