sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Ana" - Depois de tudo o que não foi...


À memoria da Ana Margarida, minha mulher, que tão cedo nos deixou.

...

O vento abriu-se
para lá do tempo
e transformou-se em fruto
o embrião do sofrimento...


Último barco...
Última descida...
Último adeus...
Partiste, meu amor!
Eu fiquei.
Mas não te digo adeus
nem revelo ante ti
um rosto verdadeiro.
E é ainda, através da máscara,
que eu canto,
Partiste, meu amor.
Eu volto ainda à nossa moradia
agora vazia de ti, de paredes brancas,
escutando o mar,
entre campos de margaridas.
Sei que já há muito
mas obstinadamente insisto
em ouvir os teus passos cadenciados
no gelo frio deste chão
que insisto em pisar,
como um céu nebuloso
sob o qual as gaivotas se afagam
no canto de uma só sereia...


Dei-te um cavalo branco
e a maior estrela
presa por um cordão de margaridas.
Hoje ofereço-te a minha morte
num vaso de sangue volátil e baço.
Nada mais, meu amor.
Só,
Aguardo a hora.
Entretanto Chopin chora comigo
erguendo catedrais
e navios sem porto.
- Um bouquet de rosas por ti,
e para ti, meu Amor.


Sobre o cais húmido
não há ninguém, meu Amor.
Se tento acenar-te ainda
logo as minhas mãos estremecem
e tombam inertes.
Se te chamo,
logo uma torrente de sangue
me abafa as palavras.
Se te choro,
logo um grito interior me violenta
como se o cutelo invisível
de uma morte indolor
me aguardasse no fim...


Depois do amor
só um longo gemido
a torturar as horas...
Depois de ti
a túlipa cerrada
nos dedos de um cadáver...
Depois do amor
só o extremo soluço
de quem abriu os olhos
para sentir remorsos...
Depois
Depois de tudo o que não foi,
apenas a coerência
apenas a inocência
dum lírio ensanguentado.
Depois
Depois de ti
depois de tudo aquilo
que não chegou a ser,
- apenas Eu
na informe coerência
de ser Eu
no momento supremo em que sou
Nada!


Sem comentários:

Enviar um comentário