sexta-feira, 13 de maio de 2011

Marcel Duchamp


(Blainville-sur-Crevon, 28/Julho/1887 - Neuilly-sur-Seine, 2/Outubro/1968)




























É considerado como um dos pintores mais influentes do séc. XX, continuando no entanto a ser um dos menos conhecidos. Foi ele que introduziu a resposta mais radical aos câmbios impostos no mundo da arte pela era industrial.
Trabalhou com os Dadaistas e Surrealistas e foi criador de "Readymades" (termo introduzido por si, para os seus objectos "encontrados" e apresentados como arte).
A sua obra, escassa em quantidade mas rica em qualidade, foi desconcertante e provocadora, recebendo grande atenção por parte da crítica, mas a sua vida esteve rodeada por um "muro de silencio".
A sua obra é um "rompe-cabaças" para os artistas e historiadores, mas para o grande público continua a ser um enigma.
















Marcel Duchamp aceitava todas as possíveis interpretações da sua obra, incluindo as mais absurdas. Interessavam-lhe não pela sua veracidade, mas sim pelo que traziam de artístico e criativo.




























"O acto criativo não é executado somente pelo artista; o espectador põe a obra em contacto com o mundo externo ao decifrar e interpretar as suas qualidades, e assim aumenta a sua contribuição para o acto artístico"





















"Rrose Sélavy", foi um pseudónimo de Duchamp. Sélavy surgiu em 1921, em uma série de fotografias de Man Ray, mostrado Duchamp vestido de mulher.
Duchamp depois usou o nome e assinou diversas obras com ele.



















Rrose Sélavy (Marcel Duchamp), 1921. Fotografia de Man Ray
















"Why NotSneeze Rrose Sélavy?", 1921-64


Os Trabalho cinéticos tiveram grande importância na sua obra. Duchamp construiu, a partir de 1920, para esse efeito várias "máquinas visuais".



Com a colaboração de Man Ray e Marc Allégret, Duchamp filmou os seus "Rotoreliefs" e assim surgio o filme "Anemic Cinema" em 1926






"Etant Donnés: 1 - La Chute d'Eau / 2 - Le Gaz d'Eclairage", último trabalho de Duchamp, é um quadro visível apenas através de um orifício em uma porta de madeira. Uma mulher nua pode ser vista deitada de costas com o rosto escondido, segurando na mão uma lâmpada de gás no ar contra um fundo de uma paisagem. Duchamp trabalhou secretamente na peça de 1946 a 1966.























Etant Donnés, 1946-66




































Sites:

Sem comentários:

Enviar um comentário